Barroco
O Barroco foi o nome dado ao estilo artístico que aconteceu na Europa, América e em algumas partes do Oriente entre do início do século XVII até meados do século XVIII. De certa forma o Barroco é considerado uma continuação Renascimento, porque ambos expressavam a arte da Antiguidade clássica, de formas diferentes. O tratamento barroco de temas idênticos mostrava dinamismo, contrastes fortes, maior dramaticidade, exuberância e realismo e uma tendência ao decorativo, além de manifestar uma tensão entre a materialidade e uma vida espiritual. Mas nem sempre estas características são evidentes ou se apresentam todas ao mesmo tempo, houve uma grande variedades estilísticas que englobadas sob a denominação de "arte barroca", por causa de certas escolas mais próximas do classicismo renascentista e outras mais afastadas dele. As mudanças introduzidas pelo espírito barroco se originaram, pois, de um profundo respeito pelas conquistas das gerações anteriores, e de um desejo de superá-las com a criação de obras originais, dentro de um contexto social e cultural que já se havia modificado profundamente em relação ao período anterior.
As consequências da guerra, 1637-1638. Palazzo Pitta, Florença
Antônio Francisco de Lisboa,mais conhecido como Aleijadinho,foi um grande escultor e arquiteto da arte barroca. Ele foi o principal representante do barroco mineiro.
As principais obras de forte caráter religioso eram feitas em madeiras e pedra-sabão, estes eram os materiais mais usados pelos artistas barrocos do Brasil. Algumas das principais obras de Aleijadinho, foram: Os Passos da Paixão, Os doze Profetas, da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas; Chafariz da Samaritana, em Minas Gerais, Mariana; Detalhes da Igreja Matriz, em Congonhas, Minas Gerais também, entre várias outras ...
Outros importantes artistas da arte Barroca no Brasil, foram: Mestre Ataíde, Mestre Valentim, etc ...
Em certos locais do Brasil, o barroco se destacou na decoração de Igrejas, inclusive em Salvador, que tem como exemplo Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, a de São Francisco de Assis, etc.
Igreja Bom Jesus de Matosinhos
Nenhum comentário:
Postar um comentário