quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Química: mineralogia

                                                          
Quartzo



 
Fórmula química: SiO2
 
Onde é empregado: Areia para moldes de fundição, fabricação de vidro, esmalte, saponáceos, dentifrícos, abrasivos, lixas, fibras ópticas, refratários, cerâmica, produtos eletrônicos, relógios, indústria de ornamentos; fabricação de instrumentos ópticos, de vasilhas químicas etc. É muito utilizado também na construção civil como agregado fino e na confecção de jóias baratas, em objetos ornamentais e enfeites, na confecção de cinzeiros, colares, pulseiras, pequenas esculturas etc.

Barita



Essa amostra é rara pelo tamanho dos cristais, pela transparência e pelo colorido, pois a barita, também conhecida como baritina, comumente é encontrada sob a forma de massas compactas.
Fórmula química: BaSO4

O seu nome tem origem no grego barus pesado. Apesar de conter bário, um metal pesado, não é considerada tóxica devido à sua elevada insolubilidade (sulfato de bário BaSO4). Esse mineral tem várias aplicações industriais, sendo utilizada, por exemplo, na preparação da lama utilizada na perfuração de poços de petróleo.
Onde é empregado: Comum em veios de chumbo e zinco em calcários, em depósitos hidrotermais e associada a minérios de hematita. Muitas vezes ocorre associada à celestita e à anglesita. Cerca de 90% da produção de barita é utilizada para aumentar a densidade das lamas de perfuração na indústria petrolífera. Também é utilizada no fabrico de tintas e de papel. Os maiores produtores mundiais são os Estados Unidos, a Índia e a China.
Topázio



É um mineral nesossilicato de flúor e alumínio. É bastante utilizado em joalharia e classificado como pedra semipreciosa(Silicato hidratado de alumínio e flúor.
Fórmula química: Al2(F,OH)2SiO4

Onde é empregado: Vai ajudar na ativação das energias estagnadas que ficaram retidas, nos registros inconscientes vivenciados de desamparo, solidão, abandono. Regula o sistema digestivo, sendo excelente para a perda de peso pois ajuda a eliminar açucares (afeto psíquico) e gorduras (proteção) corporais, garantindo uma sensação de saciedade e nos livrando de hábitos alimentares compulsivos.

Onde é encontrado: O topázio ocorre em pegmatitos, veios de quartzo de alta temperatura e em cavidades existentes em rochas ácidas como granito e riolito e pode ser encontrado associado com fluorita e cassiterita. Pode ser encontrado nas montanhas Urais e Ilmen (Rússia), na República Checa, Saxônia, Noruega, Suécia, Japão, Brasil, México, e Estados Unidos.




                                                Ametista




A ametista é a variedade mais apreciada do quartzo. Os seus cristais sempre crescem sobre uma base. Quando têm formato de pirâmides, a cor mais intensa predomina nas pontas dos cristais. Existem algumas variedades de ametista que podem apresentar faixas brancas de quarzo leitoso.
Fórmula química: CaBe(PO4)F
Onde é encontrado: As jazidas mais importantes estão no Brasil nas cidades de (Caetité na Bahia,Chopinzinho no Paraná, Montezuma em Minas Gerais e Ametista do Sul no Rio Grande do Sul). Também ocorrem no Uruguai e Madagascar.

 
Turmalina
 



Fórmula química: Trata-se de um alumino-silicato de cuja composição participam diferentes elementos, como ferro, boro, alumínio, sódio, etc.

Onde é empregado: Idealizado a fim gerar características eletromagnéticas em tecidos a serem usados na elaboração de produtos e aparelhos terapêuticos em geral, ativando as moléculas do corpo humano, fortalecendo a energia vital do organismo, estimulando a circulação sangüínea e melhorando o metabolismo do corpo humano,  ocorrer na sua estrutura.
 Fórmula química: SiO2
Calcedônia


Calcedônia é uma das variedades criptocristalinas do mineral quartzo, tendo um brilho graxo. Pode ser semi-transparente ou translúcida e é geralmente branca a cinzenta, cinzento-azulada ou em alguma tonalidade de marrom, às vezes quase preta.
 
 
Onde é encontrado: Calcedônia é um dos poucos minerais com exceção do quartzo que é encontrado em geodos. 
 


 
O quartzo é o segundo mais abundante mineral da Terra seguindo-se aos feldspatos. Possui estrutura cristalina trigonal composta por tetraedros de sílica (dióxido de silício, SiO2), pertencendo ao grupo dos tectossilicatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário